Atrasos devido a processos logísticos, impossibilidade de acompanhamento de status, contratempos internos. Contratos e assinaturas eletrônicas ajudam a diminuir o impacto dessas dores para as empresas. Saiba como ser mais eficaz com a Adobe Document Cloud for Business.
O novo mundo corporativo: as mudanças trazidas pelos contratos e assinaturas eletrônicas
A pandemia acelerou os processos de digitalização de negócios de várias empresas. Ferramentas tecnológicas facilitaram os processos, principalmente na área de documentação. Contratos e assinaturas eletrônicas ajudaram a manter os negócios funcionando, no entanto, o ponto determinante tem sido a consolidação.
Na América Latina, ainda há uma ampla margem corporativa para adoção de soluções digitais em processos de documentação digital, processos que auxiliam na eficiência operacional e CX (customer experience), para citar alguns benefícios.
De acordo com um estudo da Forrester Consulting, o uso de ferramentas como o Adobe Acrobat Sign pode ter um impacto positivo de até 420% no ROI de uma empresa em um período de três anos. Apesar dessas grandes vantagens, muitos empreendedores ainda se perguntam: é mesmo necessário dar o primeiro passo para a digitalização dos negócios?
O valor da digitalização de negócios
Muitas empresas utilizaram contratos e assinaturas eletrônicas durante a pandemia, mas muitas outras não consolidaram seus processos, pois “voltando ao normal”, assumiram que não era necessário manter a mudança. Apesar disso, é vital entender as possibilidades:
- Os processos de documentos digitais aumentam o desempenho organizacional em eficiência operacional. Os usuários do Adobe Acrobat Sign economizam até uma hora e meia por transação.
- Com documentos digitais, os custos são reduzidos e minimizados, fazendo com que o investimento em tecnologia tenha um retorno mais que lucrativo.
Impacto corporativo negativo por não usar ferramentas digitais
Otimizar o desempenho é o objetivo de qualquer negócio e a adoção da digitalização dos negócios vai nessa direção. Ao fazer uso de processos por meio de documentos digitais, a receita do negócio é atraída.
Embora essa ideia esteja na cabeça da maioria dos empreendedores, a resposta mais comum para a não implementação desse tipo de tecnologia é a falta de tempo, razão pela qual eles continuam usando papel, reduzindo o potencial de desempenho de suas organizações.
Outro ponto é que a não implementação de processos digitais oferece riscos à segurança e à conformidade regulatória, pois implica fácil acesso à documentação.
Benefícios da transformação digital em documentos
Além dos já citados, a implementação de uma estratégia de digitalização de documentos traz grandes impactos, tais como:
- Aumento da eficiência operacional
- Simplificação do processamento de documentos
- Maior agilidade nos processos contratuais e assinaturas eletrônicas
- Otimização da busca de documentos
- Automação do processo
- Melhoria da imagem da marca
- Segurança de dados
- Diminuição do impacto ambiental
Como implementar a transformação digital
Toda mudança traz dor, e a chave para reduzi-la ao mínimo está na forma como é realizada. Para isso, realizar uma implementação em fases é fundamental. O objetivo final deve ser manter um protocolo padrão com documentação digital, com contratos e assinaturas eletrônicas.
Para isso, encontrar um aliado tecnológico é fundamental. O Adobe Acrobat Sign é uma ferramenta ideal para empresas que desejam dar esse passo.
- Contratos e assinaturas eletrônicas a qualquer momento e através do uso de todos os tipos de dispositivos eletrônicos
- Gestão de requisitos legais e regulamentares de todos os tipos de setores
- Automação do processo
Se você estiver trabalhando com papel, procure uma forma de digitalizar a documentação da sua empresa. Essa otimização será um atrativo para seus clientes, bem como para sua organização. Você está a um passo de fazer contratos e assinaturas eletrônicas de onde quiser.
Quer saber mais? Fale com os nossos especialistas clicando aqui.
Fonte: Blog da Adobe